What is your language?

Bornes relacionados com Miniaturas

Buscando...?

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Ajahn Chah



...e aquele momento foi encerrado por um pequeno encontro com Ajahn Chah! 
Ele estava ali mesmo, por perto, junto com Buddhadasa, Bikkhu Bodhi... então, abri o livro e fui até ele!
O primeiro texto que li de Ajahn Chah foi O Gosto da Liberdade. Gostei mas não me impressionou muito. Um professor me disse que Ajahn Chah não era muito de estudo, o negócio dele era enfatizar a prática, daí eu entendi a minha então pouca afinidade com o mestre... 
Mas leitura vai, livro vem e a gente vai aprendendo alguma coisa aqui e ali... Suttas e um pouquinho de Abhiddhamma e outros textos e me cai na mão o "Living Dhamma", uma coletânea de palestras do mestre. E eu fiquei fascinado pelo livro! (tem o link para a versão on line dele aqui no "mapas no caminho"). 
Embora ele não enfatizasse o estudo, tenho a impressão de que quanto mais me 'instruo' sobre o Buddhadhamma, mais claras ficam as suas instruções! Passei a perceber e ser tocado pela sabedoria que habita na simplicidade de suas palavras de uma maneira muito pungente! É como se visse por trás daqueles singelos conselhos e raciocínios, reconhecendo a verdadeira sabedoria de um, para mim, agora, inigualável mestre. Claro que esta afirmação com respeito a ele eu já havia visto dita por gente muito mais 'esperta' que eu, mas não sou de ir acreditando nem concordando com nada logo de cara...! 
Mas sei que hoje, não perco nenhuma oportunidade de 'encontrar' com Ajahn Chah!
E recomendo para todos aqueles que queiram efetivamente viver sua vida no Caminho, se ainda não conhecem, busquem conhecer! O velhinho sabe das coisas!

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Jorge,

Leia "Food for the Heart",uma coletânea de todos os textos dele publicados.

Ao lado do "Heartwood of the Bodhi Tree" do Buddhadasa, são os livros mais marcantes que já li.

Ajahn Chah foi discípulo direto de Ajanh Mun, grande mestre das tradições das florestas.

Dê uma olhada nesse outro aqui,vale muito a pena:

http://www.amazon.com/gp/product/0824817818/ref=ox_ya_oh_product

Abraço,

Fernando

Jorge disse...

Valeu, Fernando! Vou conferir!

Speech by ReadSpeaker