What is your language?

Bornes relacionados com Miniaturas

Buscando...?

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Feliz Vesak!


Nunca fui muito dado a cerimônias e sempre achei que estabelecer datas comemorativas é o primeiro sinal de que o objeto da comemoração será esquecido pelo resto do tempo...
Desejo que o Vesak seja para todos nós um dia de lembrança da vida e do dhamma do Buddha. Que possamos vê-los como uma coisa só. Que seja um dia para lembrarmos do nosso compromisso com o nosso próprio despertar. Que lembremos da genorisidade, ética, compaixão, bondade, verdade. Que o Vesak seja um dia de consciência como todos os dias devem ser. Que possamos honrar o Buddha com nossas mentes atentas às três características da existência. Que possamos reforçar o nosso compromisso de sermos propagadores do Buddhadhamma com nossas ações e comportamentos tanto quanto com nossas palavras.
Abaixo, um trecho do informativo de Vesak do Grupo Nalanda de Recife onde haverá comemorações hoje.

Segundo a tradição, o próprio Buddha instruiu seus discípulos sobre como deviam prestar-lhe homenagem. Momentos antes de morrer ele viu Ananda, seu fiel assistente, chorar. O Buddha então advertiu-o a não chorar, mas compreender a lei universal de que todas as coisas condicionadas (incluindo seu próprio corpo) devem desintegrar- se.

Ele advertiu aos seus discípulos que não chorassem pela desintegração do seu corpo físico, mas que se apoiassem no Dhamma pois somente a verdade do Dhamma é eterna e não é sujeita à impermanência. Ele também enfatizou que o modo correto de prestar-lhe homenagem seria a prática sincera e verdadeira dos seus ensinamentos.


Postar um comentário

Speech by ReadSpeaker