What is your language?

Bornes relacionados com Miniaturas

Buscando...?

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Cultivo


Uma pessoa decide cultivar uma horta. Separa uma parte do seu dia, talvez, das 8 às 9 da manhã, para se envolver totalmente com os cuidados devidos.
Numa tarde, ao passar por perto de sua horta, vê uma ninhada de larvas de borboleta a se banquetear com suas verduras! Mas então ela pensa que 'amanhã tenho das oito às nove para resolver esse problema...'
A palavra pali 'bhavana', que é traduzida como 'meditação' parece-me que tem o significado mais exato de 'cultivo', 'cultivo da mente'.
Independente do tempo que se dedique à meditação formal, seja de que tipo for, o buddhista que esteja seriamente comprometido com realizar os resultados que o Buddha ensinou serem o fruto da prática de seus ensinamentos, não pode limitar-se àquele período.
Em relação à horta, temos a vantagem de a mente estar sempre aqui presente. Não precisamos passar por perto para ver se há alguma providência a ser tomada, basta ter atenção.
O trabalho de cultivo envolve o estudo, a reflexão, a observação, o auto-questionamento e um aprofundamento constante em todas as experiências cotidianas. Deve estar vigilante e presente a todo momento, pois as ameaças ao objeto do cultivo não tem hora para agir. Ou melhor, agem todo o tempo...

Nenhum comentário:

Speech by ReadSpeaker