What is your language?

Bornes relacionados com Miniaturas

Buscando...?

sábado, 7 de março de 2009

O Remédio e o Dhamma


O Buddha disse que seus ensinamentos eram para a felicidade de muitos, para quem tinha pouca poeira nos olhos. E um epítome para o Buddha era "o supremo guia para aqueles aptos a serem guiados".
Para quem tem alguma experiência de participar de centros e comunidades Buddhistas, sejam reais ou virtuais, estas frases revelam toda a sua veracidade e sentido.
O Buddhismo, por ter as conotações de ser algo exótico, intelectual e até chique, acaba por atrair todo tipo de pessoa estranha! É cada figura que aparece! Inclusive algumas com problemas reais. E eu tenho cada vez mais a certeza de que para alguns, a doutrina do Buddha faria mais efeito, ou sentido, após ou, ao menos, em conjunto com uma ajuda profissional, psicológica ou psiquiátrica mesmo! É gente com muita poeira nos olhos e ainda não aptas para serem guiadas! E os poucos que ainda não fazem parte daqueles muitos!
Acho que essa orientação se dada por diretores ou professores dos centros onde chegam os "empoeirados" seria de imensa ajuda à pessoa orientada sem falar no benefício que traria à permanência do Buddhadhamma no mundo.
(No orkut não tem solução!)
E o imbróglio pior ainda nem é esse! O problema mesmo é quando a poeira parece estar nos olhos daqueles que deveriam orientar...
Postar um comentário

Speech by ReadSpeaker