What is your language?

Bornes relacionados com Miniaturas

Buscando...?

domingo, 30 de setembro de 2012

macacada

há pouco conversava com um amigo simpatizante do buddhismo. leitor de muitas coisas, amante do saber, um reflexivo. dizia-me que tenta meditar, mas não consegue. repliquei que se tenta, de certa forma já medita. dizia-me que há dificuldade em desapegar-se, há a vida, há os apetites, há os amores, os desejos e as famílias. repliquei que há necessidades, se não todas saudáveis do ponto de vista de um Desperto, ao menos há possibilidades de se manter um equilibrado controle da doença que é o samsara. e há obsessões. há que se satisfazer necessidades de forma equilibrada que estas tendem a diminuir serenamente. mas se cria-se e nutre-se e cuida-se de obsessões, estas aumentam monstruosamente. dizia-me como o buddhismo acerta sobre as coisas. repliquei que é mesmo...
dizia-me que precisava aquietar o macaco louco. repliquei que se o macaco percebe que estamos atrás, aí que não pegamos ele. é preciso espreitar, meio de longe, meio como quem não está por ali. de rabo de olho, vigiar o bicho. decorar seus movimentos, gravar seus caminhos, deixar que se acostume com nossa presença. sejamos amigos, sejamos bonzinhos. até que o macaco venha descansar em  nosso colo.
dizia-me o amigo daqueles que se conhece há mais de vinte anos, com quem se estudava, com quem se acertava e errava, com quem se ouvia rock em silêncio. daqueles que caminham até longe. daqueles de muito antes das redes que emaranham pessoas. daqueles que sabem quem fomos. que leram nossos livros. amigos que ainda gostam de se ouvir.

Um comentário:

Anônimo disse...

o valor da amizade. abração, Fá

Speech by ReadSpeaker