What is your language?

Bornes relacionados com Miniaturas

Buscando...?

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Difícil...


Visto que o Buddha afirmava que o seu Dhamma ia na contra-mão do mundo, e desde que nós somos parte desse mundo, estranho seria seria não encontrarmos dificuldades nele!
Se tudo no Buddhadhamma parece agradável, se toda meditação deixa uma sensação de enlevo, se todo estudo confirma tudo o que sempre pensou a respeito da vida, se o Dhamma parece ter sido exposto para você... Desconfie! Não há nada que cause algum incômodo, inquietação, que mexa com as suas crenças e convicções...? Desconfie! Pense bem... "Será que eu ouvi direito?"; "Será que é isso mesmo?"...
Você está conhecendo ou praticando o Dhamma que o Buddha ensinou ou o Dhamma que você quer?
Eu acho que as dificuldades, inquietações, e até algum mal-estar de vez em quando, não são problema. Afinal, não somos desse mundo que está na contra-mão do Dhamma?
Um problema pode ser a maneira de reagir a isto.
Temos a opção de enfrentarmos as nossas inquietações, investigarmos sem medo a verdade que o Buddha revelou, tomarmos o incômodo como um estímulo para a nossa busca levando em consideração as próprias palavras do Buddha, ou ficamos com a parte que nos parece doce e agradável, que nos tranquiliza e acalma, que se encaixa tão bem com o nosso modo de pensar... Mas que pode ser só parte do Caminho! Que se já está tão bem adaptado, não tem o que transformar! Mas não é justamente de transformação do que mais precisamos?
Postar um comentário

Speech by ReadSpeaker