What is your language?

Bornes relacionados com Miniaturas

Buscando...?

quarta-feira, 15 de abril de 2009

O Ser Buddhista


De vez em quando alguém pergunta o que é preciso para ser buddhista, como se tornar buddhista, o que é ser buddhista, no que crer...
'Tecnicamente' falando, eu responderia que é preciso assumir o que nós buddhistas conhecemos como As Três Jóias ou os Três Tesouros como um objeto de refúgio, ou de fé, ou de proteção que são o Buddha, o Dhamma e a Sangha.
Ter o Buddha como refúgio significa compreender que Ele foi o ser que realizou o objetivo máximo que pode ser realizado. E que é o guia absoluto daqueles aptos a trilhar o caminho espiritual que Ele revelou. É o modelo e a inspiração fundamental.
O Dhamma revelado e ensinado pelo Buddha é o ensinamento perfeito e completo que, se seguido adequadamente, conduz ao mesmo resultado alcançado por Ele, o pleno Despertar.
A Sangha é a comunidade de seres que praticam o Dhamma da forma adequada e colhem os seus resultados, por isso são seres dignos de respeito e um fiel suporte e incentivo.
Isto é o bem básico e o 'técnico'.
Mas falando de uma forma mais aprofundada (não profunda, aprofundada!), uma coisa que um Buddhista precisa considerar é que, na verdade, ser buddhista requer a disposição de pensar em deixar de querer ser qualquer coisa. É preciso, em algum momento, começar a refletir sobre isso... Contemplar essa idéia... O que não é algo fácil para nós que, talvez, nem consigamos imaginar como é que se pode não ser alguma coisa!! Mas para que compreendamos isso é que existem Os Três Tesouros descritos acima!

Postar um comentário

Speech by ReadSpeaker