What is your language?

Bornes relacionados com Miniaturas

Buscando...?

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

da ordem das coisas

na primeira página do jornal folha de são paulo de hoje, 1º de fevereiro de 2013: "polícia diz que espuma causou tragédia na kiss".
seguindo, com pouco esforço, a mesma linha eu posso afirmar que "o oxigênio causou a tragédia na kiss". todos sabemos: não houvesse oxigênio, nenhuma chama seria possível. e isso não digo com qualquer intenção de humor ou ironia, pois tudo tem limite, há que se ter respeito diante de um tão hediondo acontecimento. a única coisa que me leva a desabafar por aqui em raciocínio tão pitoresco é que sendo este o meu veículo de, tantas vezes, compartilhar um desabafo com aqueles que por aqui passam, senti que deveria expressar o pensamento que me incomodou de imediato ao ler a chamada: a verdadeira causa da tragédia, me subiu à garganta, é nossa mediocridade. como somos medíocres. 
logo abaixo, no pequeno texto que introduz e indica a matéria completa, é dito que o governador do meu estado e o prefeito de sua capital anunciaram que as autoridades competentes, bombeiros e fiscais, "irão fiscalizar em conjunto todas as casas noturnas, clubes, teatros, cinemas e auditórios da cidade de hoje até o início do carnaval".
que bom. já que, infelizmente, como prova inequívoca da tragédia de sermos medíocres como somos, não há autoridade, não há poder público capaz de afirmar que, naquilo que está sob sua responsabilidade, há garantia de que tamanha catástrofe não irá ocorrer.
não pode porque somos uma sociedade fermentada na transgressão, no desrespeito, no descaso. ética, para nós, é só um termo filosófico. não, na verdade nem isso sabemos. sabemos da ética pela tv que usa e abusa do termo quando explora eventos isolados como os últimos julgamentos de políticos envolvidos naquilo que, apesar de ser a práxis, foi vendido como excessão. e nós compramos. como compramos 24 horas de transmissão ao vivo de um reality show.
compramos isso enquanto mantemos comportamentos e pensamentos toscos, enquanto nos conformamos incapazes de questionar a capacidade que espumas tem de causar tragédias. 
somos medíocres conformados.
e a lista de culpados ainda inclui: a banda, a pirotecnia da banda, os coitados dos seguranças, os donos da boate, a boate. estão eles isentos ou não? isso é para advogados. eu falo somente daquilo que vejo: o desprezo onipresente por qualquer tipo de regra, norma, disciplina. o descaso, a irresponsabilidade desta gente bronzeada que se dá tão pouco valor. 
penso nesta mania boba, este orgulho espúrio de parecer alegre enquanto mantemos soterrada sob, de novo, tanta mediocridade a nossa humana possibilidade de sermos menos infelizes.

3 comentários:

Empório 56 Catering disse...

Perfeito. Olha esse ótimo texto que vai na mesma linha de pensamento:
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/antonioprata/1222610-todos-juntos.shtml

Empório 56 Catering disse...

Perfeito. Olha esse ótimo texto que vai na mesma linha de pensamento:
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/antonioprata/1222610-todos-juntos.shtml

Jorge disse...

é esta linha mesmo.
é desta forma que eu pensava e forcei um pouco descontextualizando a chamada da notícia e trazendo para o meu pensamento.
aconteceu que conforme fui acompanhando as notícias e comentários do caso fui vendo que tudo é o que eu esperava que tivesse sido: um absurdo. não um acidente, nem uma fatalidade, mas uma consequência (mais uma) natural desse nosso 'jeitinho de ser'.

Speech by ReadSpeaker