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terça-feira, 29 de abril de 2014

na sequência

Após ter publicado o post de ontem, li a passagem do "From Grasping to Emptiness – Excursions into the Thought-world of the Pāli Discourses (2)", do Anālayo Bikkhu, que traduzo abaixo entendendo que está em linha com aquilo...

Agora, a que equivale a visão correta por meio das quatro nobres verdades? Em termos práticos, equivale a identificar qualquer forma de apego como uma causa para o surgimento de dukkha. Agora, ser capaz de identificar o apego como e quando se manifesta requer monitoramento da condição mental de forma tão contínua quanto possível. O princípio orientador para tal monitoramento é a mera pergunta: 'isso conduz a dukkha?', ou: 'isso conduz à libertação de dukkha?' - um questionamento a ser feito tanto em relação a si mesmo quanto a outros.
A repetição mental ou lembrança regular deste aforismo simples lentamente vai construindo uma consciência interior baseada neste impulso essencial, uma 'sensação' básica de seu input direcional que se torna arraigada e pré-conceitual. Colocada em prática, desta forma, a perspectiva subjacente a este aforismo acabará ressurgindo durante qualquer atividade, por si própria, a fim de fornecer a orientação necessária.

Now what  does  right  view  by  way  of  the  four  noble truths amount  to?  In practical terms, it amounts to identifying any form of attachment as a cause for the arising of dukkha. Now to be able to identify attachment as and when it manifests requires monitoring one's mental condition as continuously as possible. The guiding principle for such monitoringis the simple question: `does this lead to dukkha?', or: ‘does this lead to freedom from dukkha?’  –  a  query  to  be  posed  in  relation  to oneself as well as to others.
Regular mental repetition or reminding oneself of this simple maxim  will  slowly  build  up  an  inner  awareness  of  its  main thrust, a basic `feel' for its directional input that becomes ingrained and pre-conceptual. Put into practice in this way, the perspective underlying this maxim will eventually resurge during any activity on its own in order to provide the necessary orientation.

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