A partir do dia 3 de Maio de 2009 haverá na Tailândia paralelmamente às comemoraçãoes do Vesak a conferência "A Abordagem Buddhista Para a Crise Global". Participarão do evento os brasileiros Dhammacarya Dhanapala, fundador e diretor do Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e Upasika Mudita, coordenadora do Grupo de Estudos Budhistas Nalanda de Curitiba.
Um dos subtemas da conferência será a abordagem buddhista quanto à crise econômica.
Tentando pensar a vida sob o ponto de vista do buddhadhamma, eu sempre achei curiosa a tendência econômica prevalecente atualmente de não-intervencionismo. Propaga-se o consenso de que o mercado é alto-regulado por leis que conduzem infalivelmente à prosperidade e ao bem estar da humanidade. Sempre ouvi isso como se dissesssem que deixando-nos dominar pela ganância, avareza e desejo de consumo desenfreado isso fosse nos trazer algo de bom! Claramente um absurdo, para mim!
Agora, com a crise detonada justamente por estes fatores, clama-se pela intervenção do estado guardião do bem-estar social! Vejam os EUA, o grande pai da doutrina da não-intervenção, alçando o pobre Barack a messias! Não é um atestado do absurdo que é a existência!
Nenhum comentário:
Postar um comentário