há dois dias atrás recebi um presente. um livro de dhamma de um dos mestres bikkhus que mais importância tem na minha caminhada buddhista.
penso ser o livro de dhamma mais interessante que eu já encontrei. towards calm and insight - some pratical hints, é um extrato das anotações do diário pessoal do autor, o venerável katukurunde ñāṇananda, e é de forma sublime a expressão do seu pensamento.
o mestre, além das habituais explanações brilhantes, brinca com as palavras, as distorce e estica de forma a levá-las, quase poeticamente, (não, não pense em cantos de passarinho ou sons de cachoeiras, não há nada disso lá!) aos limites de significações. é uma obra pedagógica-dhammaliterária, permitindo-me o abuso.
a abordagem do venerável ñāṇananda em seus vários livros toca sempre na questão capital do Buddhadhamma, na necessidade de nos desfazermos da dependência do engendramento, de compreendermos o papel fundamental que o não penetrar na natureza composta e condicionada da realidade tem no nosso sofrimento. este penetrar passa, no nível mais superficial, o intelectual, pela observação das limitações dos conceitos e/ou palavras. daí este livro ser tão interessante, porque é a impressão deste modo de pensar a realidade, esta capacidade ou busca por ir além daquilo que se apresenta à mente sem ter que recorrer a metafisicismos ou mistérios, mas sim pelo uso e desgaste, pela própria imperfeição do que se apresenta, do possível e factível. é a fricção dos gravetos a gerar o calor que os consome. algo como uma koanização da vida.
este livro está disponível aqui em inglês e vira e mexe me atrevo a traduzir algumas passagens aqui e aqui. é uma obra que leio e releio constantemente. aí você pode perguntar: mas por que você ganhou o livro impresso quando ele está disponível gratuitamente na rede? aí eu respondo que, embora eu não goste disso, de me gabar e tal, mas você perguntou... na rede ele não pode ser autografado pelo autor como é o que eu tenho em mãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário